6 formas de também encantar seus clientes fora do mundo digital
Muitas empresas, hoje em dia, preocupam-se diariamente com a qualidade dos seus produtos, dos processos de fabricação, venda e entrega, da forma como o marketing é gerido e tantas vezes esquecem de algo que é primordial e que permeia toda a cadeia produtiva e comercial: a qualidade do atendimento e a satisfação de seus clientes.
Os clientes são cada vez mais exigentes quanto à qualidade dos produtos, com tanta oferta de fornecedores e nem sempre decidem pelo preço ou pelo prazo de entrega, mas por um aspecto que muitas empresas subestimam: a forma como a empresa encanta seus clientes.
Não basta apenas ter o produto e o preço. É preciso estabelecer uma relação que valorize a pessoa do cliente ou a empresa como parceiro de negócios e de experiências.
E como podemos encantar os clientes fora do mundo digital?
1) Fidelize o cliente. Sem ele saber
São atitudes simples que demonstram o cuidado com a relação e a importância que o cliente tem para além da venda. Pode ser um percentual acumulado de desconto para uma próxima compra, um produto relacionado e grátis, um livro digital na venda de um livro físico – ou vice-versa.
O importante é conhecer bem o perfil dos seus clientes e até individualizar para conceder presentes que agreguem valor ao seu produto, que seu cliente realmente queira ou precise. É uma forma de mostrar que você valoriza a presença dela na sua empresa.
2) Pontualidade em todos os momentos
Agendou a visita? Agendou a entrega? Agendou um retorno de informação? Apenas cumpra o dia e hora combinados. Para muitas empresas, acostumadas com uma grande maioria de clientes que não criam problema com atrasos, esta questão parece menor.
Mas um cliente perdido por falta de compromisso – na visão dele – pode ser irrecuperável. O cliente quer mais do que uma negociação que o atenda, mas também o respeito e a valorização em todas as etapas.
3) Ouça as ideias de seus colaboradores
Este item tem relação direta com a forma de surpreender seus clientes. Os colaboradores, em especial aqueles que se relacionam diretamente com os clientes, tem experiências, boas e ruins, para reportar em detalhes e de cada uma eles podem sugerir formas diferentes de atender ou de resolver problemas.
Quase todas as boas ideias para melhorarmos o atendimento dos clientes vem de quem está ouvindo os clientes, suas expectativas e reclamações.
4) Ouça as ideias dos seus clientes
Todos na empresa – você e seus colaboradores – devem estar disponíveis e sinceramente atentos ao que os clientes falam – pessoalmente ou pelos canais de atendimento. E a forma atenciosa de ouvir e a rapidez de registrar e responder, mesmo que seja apenas um update de que o assunto está em andamento, demonstra atenção e cuidado com a questão dele.
5) Cada cliente seu é uma história única
Poucas formas de conquistar um cliente são tão eficientes quanto faze-lo sentir totalmente único em tudo na relação com a sua empresa. Desde a negociação, as necessidades dele, o que pode ser feito de diferente para atender, os problemas, o pós-venda, tudo deve ser conduzido sem comparações com outros casos ou o simples é o nosso procedimento.
Clientes não constroem os procedimentos, mas podem entende-los se perceberem que o seu problema está sendo realmente olhado como único e não como um problema de série.
6) Um presente sempre é bem-vindo
Surpreender o cliente com um presente é uma estratégia que sempre rende boas relações e novas vendas. Você pode optar por algo enviado um tempo depois da entrega do item da venda, como uma forma de agradecimento.
Os valores certamente estarão dentro das possibilidades da empresa, mas os presentes devem ter uma relação com o produto vendido ou com o perfil pessoal do cliente – imagine uma caneta de luxo ou abotoaduras após a venda de um terno?
Você pode optar por brindes exclusivos e que podem ser mais baratos, se comprados fora do Brasil. Saiba como fazer aqui nesse curso sobre importação.
Como podemos ver, é essencial investirmos cada vez mais na qualidade da relação pessoa com os clientes. É esta qualidade que fará com que a sua marca seja lembrada numa nova compra e recomendada para novos clientes.
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