Como seguir carreira no Mercado Digital?
O mercado digital está cada vez mais em alta com o avanço tecnológico.
Com a internet mais presente no dia a dia, é possível observar a grande mudança na vida das pessoas.
Com a pandemia, as empresas precisaram se adaptar para manter as vendas. Mesmo após a flexibilização comercial, as vendas online cresceram.
Em Curitiba, capital do estado do Paraná, uma cidade com aproximadamente 3,5 milhões de habitantes, não foi diferente.
O comércio passou por altos e baixos, abrindo e fechando as portas. A criação de sites em Curitiba desde então vem mantendo-se em alta.
Continue a leitura e vamos entender melhor como funciona o mercado digital. Além de dicas para seguir sua carreira profissional nesta área que só cresce!
O que é mercado digital?
Mercado digital é a nossa nova realidade e está envolvendo cada vez mais as empresas.
Sabemos que mercado é um espaço onde as pessoas vão para adquirir algo. Mercado digital possui a mesma função, porém esse espaço e as vendas ocorrem totalmente online.
Independente do tamanho da empresa, ela poderá ter o seu negócio online. Além disso, não há necessidade de ser um bom entendedor na área digital.
Com o avanço da tecnologia e a capacitação de profissionais que atuam nessa área, tudo fica mais fácil.
Não podemos negar que a internet trouxe muitas mudanças para a vida das pessoas.
Hoje com um celular é possível realizar compras, vendas, transações financeiras e mais.
A empresa irá atuar de maneira profissional, garantindo serviços de qualidade. Além da possibilidade de expandir seu negócio. A internet nos permite ultrapassar barreiras e atingir diversos tipos de público.
Como funciona o mercado digital?
Primeiramente, é necessário montar uma página para dar início. Hoje existem diversos tipos de dispositivos, o site deve ser criado para atender todos eles.
Como dito anteriormente, o mercado digital funcionará como um comércio online.
Seu ponto de partida será através dos dispositivos. Através deles será possível realizar diversas transações.
Se a empresa não está na internet, com certeza ela perde muitas chances para expandir.
Podemos destacar alguns tipos de mercados digitais.
- Sites
Esse é o tipo de canal que passa mais confiança e credibilidade para as pessoas. Quando bem elaborado, com estratégias certas, é possível aumentar as vendas.
- Redes Sociais
As redes sociais tomaram conta de toda a população. É um grande meio de divulgação, podendo fechar ótimos negócios.
A forma como os produtos ou serviços são divulgados mostrando a realidade, os bastidores, o dia a dia, pode encantar as pessoas.
- Domínio próprio
Aqueles que possuem domínio próprio, possuem um maior controle sobre as vendas. Pois, poderão ajustar a página da web de acordo com o que desejam.
- Marketplace
São lojas online que oferecem espaços para vendedores anunciarem seus produtos. E a cada venda realizada, a pessoa receberá uma comissão.
Construindo uma carreira com o mercado digital
Para aqueles que desejam ingressar nesse mercado promissor que é a internet, vamos listar 3 carreiras mais em alta.
1- Especialista em e-commerce
Muitas empresas contratam esses especialistas para fidelizar clientes. Isso ocorre devido a grande expansão de vendas online.
Essa área necessita de profissionais especializados para continuar avançando. É possível trabalhar com relacionamento de clientes, logística, suporte, entre outros.
2- Analista de SEO
Elaborar sites estratégicos é a principal incumbência do Analista de SEO. Sua função é de extrema importância para deixar uma página no topo das pesquisas.
Não existe formação específica para essa área. Geralmente, são especialidades de profissionais de marketing, jornalismo, letras, entre outras.
3- Copywriter
É o profissional que elabora textos estratégicos. Esses textos podem ser para vendas, promover produtos, marcas, serviços, entre outros.
São utilizadas técnicas apropriadas para atrair o leitor. Fazendo com que ele realize uma ação específica.
Nenhum comentário