Determinando o valor de mercado da sua empresa!

Determinando o valor de mercado da sua empresa!

Se você deseja comprar uma empresa ou vender sua startup, precisa determinar um preço. Existem várias maneiras diferentes de determinar a avaliação de uma empresa, incluindo o valor dos ativos, a avaliação de negócios semelhantes e o tamanho do fluxo de caixa futuro projetado. 

Mesmo se você contratar alguém para fazer a avaliação de empresas e chegar à avaliação do negócio, é importante entender os métodos que eles usam.

Por que a avaliação é importante

Calcular o valor de uma empresa é essencial se você está comprando ou vendendo, mas esse não é o único motivo.

Se você procura financiamento, credores, banqueiros de investimento e capitalistas de risco desejam saber o valor da empresa.

Se você está em uma parceria e um parceiro quer sair, é necessário calcular o valor da parte desse parceiro na empresa.

Em um divórcio, pode ser necessária uma avaliação da empresa para que você possa dividir os bens conjugais de maneira equitativa.

A avaliação de uma empresa pode ser controversa. No cenário de parceria, por exemplo, seu parceiro pode querer um valor mais alto para a estaca do que você acha que a parte dele vale. É por isso que métodos objetivos de avaliação são úteis.

Avaliação dos Negócios por Preço das Ações

Quando uma empresa é negociada publicamente, é relativamente simples gerar um valor de mercado usando o preço das ações. 

Essa é a maneira mais simples de definir um preço, mas não é a melhor. O preço da ação é baseado no valor percebido da empresa, que pode não refletir o valor real. 

O lado subjetivo dos preços das ações é uma das razões pelas quais eles flutuam. Usar o preço das ações exclusivamente para avaliação é arriscado porque:

Os investidores podem basear o preço das ações no sucesso previsto de um novo produto que será lançado em breve. Quando o produto estreia, ele pode ficar flatline e as ações despencam.

Os investidores que compram as ações podem não ter feito uma avaliação séria do negócio.

Os investidores podem antecipar um crescimento futuro que não aconteça.

Os investidores podem assumir que, como a empresa cresceu no ano passado, ela crescerá tanto no ano que vem. Isso nem sempre acontece.

O preço das ações pode ser uma resposta a más notícias temporárias que não refletem o valor subjacente da empresa.

Se a empresa não for fortemente negociada, o preço da ação pode não significar muito.

Obviamente, se sua empresa não é negociada publicamente, e a maioria das pequenas empresas não, você precisa usar um método diferente para estabelecer o valor da empresa.

Avaliação de uma empresa por comparação

Outro método para definir um preço é comparar uma empresa com outra similar. Se você está vendendo sua empresa, por exemplo, pode procurar empresas em sua área geográfica no mesmo setor e extrapolar seu valor da deles.

Poucas composições são idênticas. Descobrir como ajustar a fórmula para refletir as principais diferenças, como uma empresa com equipamentos antigos ou funcionários mais bem treinados, pode ser complicado.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário