Construindo sua primeira estratégia de conteúdo? Nove dicas pro sucesso!

Construindo sua primeira estratégia de conteúdo? Nove dicas pro sucesso!

Nos últimos anos, a maioria dos profissionais de marketing considerou a frase clichê “conteúdo é rei”, tornando o conteúdo o cerne de sua estratégia geral de publicidade.

Até mesmo empresas novas estão cientes da importância do conteúdo, mas muitas vezes é difícil construir sua primeira estratégia de marketing de conteúdo do zero. Quanta atenção deve ser dada aos blogs, postagens de mídia social, boletins informativos por e-mail e vídeos – e quais tópicos você deve abordar para cada um deles?

01 – Pense sobre a perspectiva única que você pode oferecer aos clientes

Com muita frequência, as empresas se concentram no que consideram uma grande representação de sua marca ou tendências.

Mas, então, o conteúdo parece inautêntico ou redundante. Você tem que começar identificando o que seus consumidores específicos querem e o que você pode oferecer que é único nessa área.

Tem que ser algo que eles já não estão conseguindo. Em seguida, mapeie-o de volta para sua marca e tendências atuais.

02 – Concentre-se na sua estratégia de marca primeiro

Primeiro, pregue sua estratégia de marca: ativos, benefícios e sua razão de estar entre seus concorrentes.

Deixe que essa seja a sua bússola para a equipe e o conteúdo fluirá em torno dela. Sua mensagem e engajamento serão muito mais consistentes. Conheça seu orçamento para que seus parâmetros sejam realistas.

Desenvolva um calendário anual para que você esteja no ponto. Se você está focado, todo mundo vai se divertir muito mais.

03 – Siga as notícias

O conteúdo que atinge o público mais amplo e se torna viral tende a ser conteúdo que mapeia as notícias. A chave aqui é não apenas sintetizar as notícias.

Em vez disso, oferecer uma visão sobre por que algo está acontecendo e, melhor ainda, como isso afeta sua base de clientes atual e futura. Se você seguir essa fórmula com bastante frequência, você se tornará uma fonte para a liderança do pensamento da indústria.

04 – Identifique o objetivo específico e o público-alvo do seu conteúdo

Conteúdo é desenvolvimento de ativos. É a mobília de um apartamento.

Eu penso no conteúdo como artefatos chave que desenvolvem ou comunicam a identidade da marca através de uma história. A dica mais importante é responder a essas perguntas antes de desenvolver uma estratégia de conteúdo: qual é o objetivo do conteúdo?

Com quem você está falando e qual é o melhor lugar para alcançá-los? Qual conteúdo você deve criar?

05 – Seja autêntico

Deixe a voz do seu conteúdo acontecer organicamente. Seja autêntico.

Fale com o que você sabe e é apaixonado. Vá para algumas conferências do setor. Como proprietário de uma empresa, você pode facilmente ser aceito para falar em painéis que cubram sua especialidade do setor.

Em seguida, conecte-se a uma organização de comércio do setor para se tornar um autor colaborador e estabelecer sua liderança de pensamento.

06 – Capitalize sua experiência

Acalme-se e descubra o que torna seu negócio ou sua startup única.

É um serviço de nicho que você oferece? Uma compreensão rara de um campo particular? Avalie seu forte e, em seguida, planeje uma estratégia de conteúdo que mostre seu conhecimento exclusivo.

É muito provável que outras empresas já estejam famintas por um pouco desse conhecimento, e entregá-las a eles, pois o conteúdo será benéfico para sua estratégia.

07 – Fornecer soluções para os principais desafios de negócios de seus clientes

Sempre comece com foco no cliente. Ao mergulhar em uma estratégia de conteúdo, pense nos desafios de negócios de seus clientes.

Seu conteúdo deve demonstrar sua compreensão desses desafios e fornecer soluções claras para abordá-los. Deve ser menos sobre o quão incrível é a sua empresa e mais sobre como ajudar clientes e possíveis clientes a trabalhar melhor, de maneira mais inteligente e rápida.

08 – Conheça bem o seu cliente

A melhor maneira de garantir que o marketing de conteúdo seja efetivo para gerar novos negócios é ter uma imagem cristalina de seu cliente-alvo antes de criar um único conteúdo.

Cada decisão de conteúdo – incluindo formato, tom, assunto e canal de promoção – deve ser baseada nessa persona específica. Se você conseguir isso, sua campanha de marketing de conteúdo atrairá novos clientes com sucesso.

09 – Não copie seus concorrentes maiores

Um erro comum que vejo é quando empresas novas ou pequenas criam conteúdo que já existe em uma escala maior e mais sofisticada.

Por exemplo, se você é um pequeno banco, não crie conteúdo que o Chase ou o Bank of America já cobre. Atenha-se a questões relevantes localmente ou de nicho aos seus produtos.

Então, você não estará competindo com conteúdo duplicado e o que você cria é mais pesquisável.

 

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