9 tendências de Marketing Digital que você não pode mais ignorar em 2019
À medida que 2019 se aproxima, o cenário do marketing digital que engloba SEO, mídias sociais, PPC, marketing de conteúdo e muito mais está testemunhando uma mudança dramática.
Pode ter havido uma época em que você poderia dispensar a inteligência artificial ou a busca visual como truques do mais recente filme de ficção científica de grande sucesso, mas esse tempo já passou.
Há muitas novas tendências e estratégias de marketing digital que estão evoluindo na atual era da alta tecnologia e conectada à Internet e as empresas agora precisam usá-las para ter sucesso em seus esforços, porque o que funcionou para você no ano passado pode não funcionar neste ano.
Aqui estão onze principais tendências de marketing digital para 2019.
1) Inteligência Artificial
Inteligência artificial vai dominar o mundo! Ou pelo menos os trabalhos mais simples do mundo.
A IA pode analisar o comportamento do consumidor e os padrões de pesquisa, utilizando dados de plataformas de mídia social e postagens em blog para ajudar as empresas a entender como os usuários e clientes encontram seus produtos e serviços.
Por exemplo, os bots do Facebook do Messenger (sobre os quais falaremos mais adiante) podem ajudá-lo a automatizar e otimizar seu atendimento ao cliente. A inteligência artificial também oferece informações e dicas para os usuários entrando em conversas.
De acordo com a Gartner, 25% do atendimento ao cliente usará a tecnologia chatbot até 2020, contra menos de 2% em 2017. As empresas que adotarem a AI em 2019 poderão economizar custos e acelerar o crescimento, obtendo vantagem sobre seus concorrentes.
2) Publicidade programática
Publicidade programática significa usar a AI para automatizar a compra de anúncios, para que você possa segmentar públicos-alvo mais específicos.
Lances ou leilões em tempo real, por exemplo, são um tipo de compra de anúncios programáticos. Essa automação é muito mais eficiente e rápida, o que significa maiores conversões e menores custos de aquisição de clientes.
Isso está mudando a cara da publicidade digital tão rapidamente que, de acordo com a eMarketer, quase 90% dos anúncios de exibição digital nos EUA serão programáticos até 2020.
3) Chatbots
Chatbots continuará a ser uma parte importante do marketing digital em 2019. Esta tecnologia baseada em IA usa mensagens instantâneas para conversar em tempo real, dia ou noite, com seus clientes ou visitantes do site.
Com 1,4 bilhão de pessoas interagindo com chatbots, 80% das empresas experientes já estão usando ou planejam usar chatbots até 2020. E até 2022, os chatbots ajudarão as empresas a economizar mais de US $ 8 bilhões por ano, especialmente nos setores bancário e de saúde.
Muitos clientes preferem interagir com os chatbots à medida que respondem, respondem prontamente, lembram com precisão todo o histórico de compras e nunca perdem a paciência. Esses assistentes virtuais oferecem excelente atendimento ao cliente, atendendo às expectativas dos clientes e automatizando tarefas repetitivas – o que significa que você pode se concentrar em trabalhos mais importantes.
4) Personalização
Se você quiser se destacar em 2019, precisa personalizar seu marketing – e isso significa conteúdo personalizado, produtos, e-mails e muito mais.
Com a disponibilidade de dados como histórico de compras, comportamento do consumidor e links clicados, o conteúdo personalizado nunca foi tão fácil. De fato, 96% dos profissionais de marketing acreditam que a personalização promove o relacionamento com o cliente.
Empresas como a Netflix e a Amazon já estão aproveitando o poder da personalização. O login na sua conta Netflix, por exemplo, mostra imediatamente a evidência disso: o banner, carrosséis, pedido, arte, texto e pesquisa são todos personalizados para você.
Personalização é maximizar o prazer e minimizar o tempo de busca.
5) Video Marketing
Esses números mostram a importância de incorporar o vídeo à sua estratégia de marketing digital em 2019:
- 70% dos consumidores dizem compartilhar o vídeo de uma marca.
- 72% das empresas dizem que o vídeo melhorou sua taxa de conversão.
- 52% dos consumidores dizem que assistir vídeos de produtos os torna mais confiantes nas decisões de compra on-line.
- 65% dos executivos visitam o site do profissional de marketing e 39% ligam para um fornecedor depois de assistir a um vídeo.
E não pense apenas no YouTube. Para testemunhar um envolvimento maior com seu marketing de vídeo, você pode fazer uma postagem em vídeo ou iniciar uma transmissão ao vivo no Facebook, Instagram ou LinkedIn.
O vídeo ao vivo está ganhando popularidade, com um grande número de empresas usando-o para entrevistas, demonstrações de produtos e vislumbres “nos bastidores” de eventos, vida no escritório, como os produtos são feitos, etc.
Com os custos cada vez menores do equipamento de filme e as câmeras de smartphone cada vez mais de alta qualidade, as empresas e os profissionais de marketing estão se dirigindo para mensagens de vídeo personalizadas em vez de telefonemas ou e-mails.
6) Marketing de Influenciadores
É um tipo de marketing boca a boca que se concentra em usar os principais líderes para levar a mensagem de sua marca para o mercado maior. Em vez de comercializar diretamente para um grande grupo de consumidores, você paga aos influenciadores para divulgar a palavra para você.
Usar influenciadores é uma ferramenta de marketing muito eficaz que trabalha para atrair clientes. Os influenciadores podem ser desde celebridades e estrelas do Instagram ou do YouTube até blogueiros e jornalistas conhecidos que ajudam a divulgar sua empresa ou produto por meio de seus canais sociais.
Como as pessoas geralmente confiam nas opiniões dos consumidores sobre as declarações corporativas, a varejista de alimentos congelados Islândia “abandonou as celebridades em favor de pessoas reais, explorando uma comunidade dedicada de micro-influenciadores como mães de verdade.
Após a parceria com a Channel Mum, os índices de aprovação da Islândia aumentaram de 10% para 80%, o que representou um aumento de 72% em relação aos KPIs digitais acordados.
7) Aplicativos de Mensagens Sociais
Você acha que os aplicativos de mensagens sociais são apenas para enviar emoticons para seus amigos? Considere estes números:
- 1,3 bilhão de usuários mensais ativos no Facebook Messenger
- 2 bilhões de mensagens são enviadas entre pessoas e empresas no Facebook Messenger todos os meses
- WhatsApp tem 1,3 bilhão de usuários ativos mensais
- 55 bilhões de mensagens são enviadas via WhatsApp todos os dias
- WhatsApp, Facebook Messenger e WeChat têm mais usuários combinados do que o Facebook ou o YouTube
Essas estatísticas mostram a crescente popularidade dos aplicativos de mensagens sociais para fins comerciais. Como as pessoas gastam mais tempo trocando mensagens entre si, faz sentido comercializar os serviços da sua empresa onde seus clientes em potencial estão saindo.
Os aplicativos de mensagens sociais podem ser muito úteis no envio de mensagens diretamente aos clientes, pois permitem a personalização (outra tendência) e agregam valor à experiência dos usuários. Por exemplo, às vezes recebo mensagens de marketing automatizadas das páginas do Facebook de que gosto.
8) Pesquisa Visual
A pesquisa visual pode levar a experiência do usuário a um nível totalmente novo. Com a pesquisa visual, os usuários podem fazer upload de uma imagem para realizar uma pesquisa e obter resultados mais específicos.
Surpreendentemente, o Pinterest abraçou a busca visual – eles lançaram o Lens, uma nova ferramenta de pesquisa visual que permite aos usuários tirar uma foto de um item para descobrir onde comprá-lo on-line, pesquisar produtos semelhantes ou ver quadros de anúncios de itens relacionados.
E o Pinterest não é o único com pesquisa visual. O Google Lens é um mecanismo de busca visual do Google, que reconhece objetos, pontos de referência e outras coisas visualmente por meio de um aplicativo de câmera (atualmente disponível apenas em telefones Pixel).
Se você tirar uma foto de um cartão de visita, pode salvar o número de telefone ou endereço para um contato., ou de livro e obter comentários e outros detalhes sobre ele. Os profissionais de marketing podem obter vantagem sobre os concorrentes saltando na tendência de busca visual em 2019 para atrair clientes e servir a eles o produto perfeito.
9) Histórias de Mídia Social
Com a crescente popularidade das histórias de mídia social, é importante que os profissionais de marketing considerem esse formato em sua estratégia de marketing digital.
Os profissionais de marketing experientes podem até usar o vídeo ao vivo, um dos lançamentos sociais mais lucrativos até o momento, para promover o engajamento e a conscientização da marca.
Como as histórias desaparecem após um determinado período de tempo, essa é uma ótima oportunidade para os profissionais de marketing fazerem bom uso do medo de perder.
Você pode destacar seus funcionários nas Histórias, mostrar a história por trás da criação de um produto, pedir opiniões sobre seus produtos e serviços.
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