Conheça aqui o que é Marketing Digital!
Praticamente todos os negócios atualmente necessitam e querem investir no mundo da Internet, o que chamamos de mundo digital.
É nele que surgiram, nos últimos anos, as melhores ideias de negócios que hoje fazem parte das nossas vidas – as empresas de e-commerce, o Uber e o iFood são belos exemplos – e também uma grande quantidade de recursos, métodos e ferramentas que permitem que o comércio tradicional (físico) explore o grande potencial de clientes que estão na grande rede diariamente.
Hoje o Marketing Digital é uma realidade nas maiores empresas do país e já chegou nas médias e pequenas. Mas você sabe o que é Marketing Digital?
Vamos falar um pouco desta revolução na forma de se comunicar e vender.
Marketing Digital: o que é?
Uma boa definição seria: o conjunto de métodos, ferramentas, sistemas e métricas usado pelas empresas, de comércio eletrônico ou não, para dar visibilidade à marca, divulgar seus produtos, atrair mais clientes e melhorar a comunicação com eles, usando a Internet.
Uma frase recorrente e bastante simbólica sobre o objetivo do Marketing Digital é: entre a mensagem certa para a pessoa certa e na hora certa.
Desta forma, estamos falando de conteúdo, público e momento, três alicerces para a eficiência das estratégias digitais.
Marketing Digital: por que usar?
A resposta mais simples: porque só no Brasil, temos hoje em dia pouco mais de 100 milhões de pessoas com acesso à internet. Isto faz da grande rede a maior concentração de possíveis clientes, e num espaço de tempo muito menor que os métodos tradicionais de marketing.
Usar este universo da forma mais eficiente pode representar o 0 a 100 de um negócio, digital ou não, em pouquíssimo tempo.
Marketing Digital: quais as vantagens?
Velocidade
Milhões de pessoas tem pelo menos um notebook ou smartphone com acesso à Internet, e neste ambiente a interação com elas é muito mais rápida – e pode ser mais eficaz conforme o uso das ferramentas.
É uma velocidade que nenhum canal usado no marketing tradicional seria capaz de atender.
Comunicação
Hoje em dia compra-se de tudo através da Internet, porém muito potencial ainda é perdido porque as empresas não descobriram a linguagem certa para atrair a atenção, engajar e conquistar a confiança para uma venda. Muito do que se vende ainda está concentrado nas grandes redes, que levam para o mundo digital a reputação do mundo físico e contam com grandes logísticas.
O Marketing Digital pode viabilizar este sucesso para qualquer empresa que desejar, e assim tornar-se uma autoridade no seu segmento.
Interatividade
O mundo digita permite não só chegar a mais consumidores e aumentar as vendas, mas também interagir e receber retornos dos clientes em todos os canais da empresa. Isto cria uma aproximação muito benéfica para a imagem do negócio e potencializa negócios.
É muito importante investir na interação com os clientes e tratar isto como prioridade do negócio. É muito mais impactante a opinião de um cliente sobre uma empresa onde ele nunca viu – tanto a positiva quanto a negativa.
Alcance
Não há limites. Seu produto pode alcançar potenciais clientes do outro lado do mundo, se esta for a sua estratégia de vendas. Mesmo que não seja, o alcance existirá e a visibilidade do seu site ou blog dependerá muito dos cliques, interação com artigos e compartilhamentos de conteúdo.
Segmentação
Esta é a palavra mágica no mapeamento de clientes para o seu negócio. O Marketing Digital trabalha focado na maior quantidade possível de atributos a cada usuário e, desta forma, pode limitar o tamanho do seu mercado potencial pelo cruzamento deste dados com o perfil de cliente definido para seus produtos.
A segmentação permite a maior assertividade possível de definição, e a eficiência de custo, tempo e esforço para no universo de clientes e ser explorado.
Competição Democrática
Não importa se a empresa é uma gigante do e-commerce ou uma pequena loja de eletrônicos: o Marketing Digital pode democratizar a visibilidade e o acesso das marcas. Basta que as estratégias corretas sejam usadas.
Além de democrática, a competição é bastante agressiva no mercado digital. Isto aumenta a importância do uso do Marketing Digital para fazer da empresa uma autoridade no assunto e com isso atrair audiência que se tornará clientes – um trabalho que não é desenvolvido pelas grandes empresas.
Medição Constante
Uma das características mais marcantes do Marketing Digital é a obsessão por métricas. Isto é extremamente importante, pois o consumidor digital não é fisicamente afetado, é preciso interpretar as informações que ele deixa na rede para definir o que ele deseja e como e se podemos atender.
Custo-Benefício
Por muito tempo, o Marketing Digital foi visto como um produto caro – uma imagem que o mundo digital ainda carrega. A popularização dele permitiu desmistificar e mostrar que não só custa menos do que as pessoas imaginam em valor absoluto, como também quando comparamos com o retorno que ele pode dar em poucos cliques de venda.
Estudos apontam que as vendas de empresas no mercado digital podem aumentar em até 60% em um ano quando começam a usar o Marketing Digital.
Agora que você viu o quanto o Marketing Digital tem de revolucionário e pode impulsionar as vendas de uma empresa num curto espaço de tempo, pode ser a sua vez de ganhar dinheiro na Internet usando muitas destas técnicas.
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